coluna deni zolin

26 aposentados de Santa Maria foram vítimas de fraude de seguro

Deni Zolin

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário Arquivo)

Pelo menos 26 aposentados do INSS já procuraram o Procon de Santa Maria, desde o ano passado, para registrar queixas sobre descontos não autorizados em suas aposentadorias relativos a seguros. Segundo a coordenadora do Procon-SM, Márcia Moro, muitos idosos só perceberam a cobrança indevida, em média, de R$ 20 mensais, vários meses depois. Há o caso de um aposentado que percebeu o desconto dois anos depois, pois o valor é pequeno e as pessoas não costumam olhar o extrato do INSS.

- É um desconto completamente irregular e uma fraude que está ocorrendo em todo o país, relacionado a três associações de aposentados que estão incluindo a cobrança desses seguros. Tem até falsificação de assinaturas, pois teve o caso de um aposentado em que eles apresentaram o contrato com a assinatura dele autorizando o seguro, mas o idoso era analfabeto e nem sabia assinar o nome - afirmou ela.

VÍDEO: CFCs querem suspensão imediata de simuladores em aulas de direção

Márcia diz que desses casos de Santa Maria, após entrar com queixa nas associações, os aposentados tiveram o valor devido e em dobro, por ser cobrança indevida. Se alguém não recebeu o valor prometido, deve voltar ao Procon.

Agora que a fraude foi divulgada, mais aposentados acabarão consultando seus extratos no INSS e o número de vítimas conhecidas deve subir.

- Se descontarem R$ 20 de 1 milhão de aposentados por três meses, até eles descobrirem, calcule o valor que conseguem tirar. Por isso, o Senacon está pedindo que sejam suspensos todos os contratos de seguros no país inteiro, e quem realmente quer fazer o seguro, que seja encaminhado pedido assinado e em papel, e não via sistema do INSS - comenta Márcia.

App que informa localização de ônibus começa a funcionar em novas linhas

A Polícia Federal também abriu uma investigação sobre vazamentos de dados do INSS.

- Inclusive aqui em Santa Maria, teve gente que só havia recebido a carta do INSS dizendo que tinha direito à aposentadoria, mas nem tinha se aposentado, e já recebeu ofertas de empréstimos consignados como se já tivessem aposentados pelo INSS. Como tiveram acessos aos dados? - questiona Márcia.

Como consultar o extrato do INSS
Como tem sido muito comum esse tipo de fraude inclusive aqui na cidade e na região, é muito importante que os aposentados confiram os extratos de pagamentos, onde informa se há algum desconto de empréstimo consignado ou seguro.

Para verificar o extrato, basta acessar o site do INSS, onde há as orientações para fazer a consulta direto no site ou para agendar atendimento em agência do INSS.

Além disso
É inacreditável que o governo e as autoridades sigam tão negligentes com esse tipo de fraude contra aposentados indefesos, que muitas vezes nem sabem escrever ou estão doentes. Assim como é feito com o FGTS pela Caixa, por que o INSS não manda para a casa dos segurados um extrato, nem que fosse a cada três meses, informando os valores pagos e se há algum desconto? Até porque a maioria deles não sabe mexer na internet para consultar extratos. Essa medida poderia ser adotada nem que fosse só para os aposentados que solicitassem isso. Esse é um assunto importante que nossos deputados poderiam cobrar para que o INSS mudasse e ajudasse a proteger os aposentados de fraudes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretaria de Cultura de Santa Maria tem novo adjunto Anterior

Secretaria de Cultura de Santa Maria tem novo adjunto

Filme local será exibido com desconto em cinema de Santa Maria Próximo

Filme local será exibido com desconto em cinema de Santa Maria

Economia